segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Maior foto do mundo tem 26 gigapixels

Uma foto panorâmica da cidade de Dresden, na Alemanha, conquistou o título de fotografia com a maior resolução do mundo.

São espantosos 26 gigapixels, ou 297.500 x 87.500 pixels, resultado de 1665 capturas com uma Canon SD mark II de 21 megapixels com lentes de 400mm. Para facilitar um pouco o processo, que não deve ter sido nada simples, foi utilizado um robô para que os ângulos da captura fossem corretos.


Apesar da dimensão da empreitada, até que o trabalho não foi muito demorado, "apenas" 172 minutos. Difícil mesmo foi armazenar e converter os dados: foram 102GB gerenciados por um computador com 48GB de memória e 16 processadores, além do disco rígido de 4,5TB, em um processo que durou 94 horas.



Toda a parafernalha montada para dar conta de tudo isso pesou cerca de 8kg. Falando em bits, a foto completa "pesa" 61GB e, caso fosse impressa em qualidade fotográfica, a imagem chegaria a atingir os 105 x 35 metros.

Quem quiser conferir o resultado, pode passear pela foto através do site oficial. É possível aproximar a imagem em vários detalhes, observar uma grande área no cenário, e ainda usar e abusar do zoom. Quanto ao carregamento da página, não há o que se preocupar. Apesar da resolução gigantesca, não é tão demorado quanto se espera.

Site Oficial: Gigapixel-Dresden.de

Fonte: Adrenaline

Nenhum comentário: